2. Pergunta: Qual a estrutura do grupo de oração?
Reposta: O Grupo de oração possui um núcleo coordenador e várias equipes de serviço conforme a necessidade.
3. Pergunta: Quais são os membros do núcleo do grupo de oração e suas funções?
Resposta: O núcleo do grupo deve possuir:
- Coordenador: Pessoa que coordena o núcleo do grupo. É aquele que serve e não aquele que manda. Quando possui o carisma próprio conduz a animação do grupo de oração.
- Secretário: Cuida das atas do grupo de oração, controla a pasta de eventos, correspondências e etc...
- Tesoureiro: É responsável pelo controle financeiro do grupo de oração (balancetes e outros inerentes à função). Entrega mensalmente junto ao tesoureiro forâneo a contribuição recolhida no grupo de oração, para manutenção do escritório Arquidiocesano.
- Membros auxiliares: Assim como no núcleo forâneo, o núcleo do grupo de oração também possui membros auxiliares. Sendo que, a função é dar auxilio direto nos trabalhos executados pelo núcleo do grupo de oração.
4. Pergunta: Qual o tempo de mandato e quantidade de pessoas que devem ocupar o núcleo do grupo de oração?
Resposta: Diferente da Equipe Arquidiocesana, do núcleo forâneo no grupo de oração não existe tempo de mandato determinado para a coordenação, ou a permanência no núcleo. Deve existir, porém, um profundo discernimento comunitário e despojamento pessoal. A nossa missão é formar mais servos para obra de Deus, ou seja, da mesma forma que um dia Deus olhou para você e para mim, e nos chamou para trabalharmos diante de um grupo de oração, significa que, após este chamado existe outro, em um outro momento, e porque não? Em um outro lugar. Ao oferecermos um coração despojado ao Senhor, Ele mesmo nos indica a hora de passar a missão para outro. Não para dizermos: Cumpri minha missão. E sim, a Ele perguntar: Senhor, e agora o que queres que eu faça? Neste momento o núcleo precisa através do discernimento comunitário, fazer valer a vontade do Senhor.
- Quanto à quantidade de pessoas para participarem do núcleo, pode se usar como parâmetro o número de pessoas do núcleo forâneo, ou seja, 07. Porém, isto irá variar de acordo com a realidade de cada grupo de oração.
5. Pergunta: Como funciona o processo para eleição do novo coordenador do núcleo do grupo de oração?
Resposta: Este processo deverá ser organizado pela forania. A nova escolha deverá ser feita em retiro próprio, com a participação de todo o núcleo forâneo e o núcleo do grupo de oração. Cabe aqui, indicar o belo processo onde são escolhidos: Coordenadores forâneos e diocesanos. Ou seja, através da lista tríplice. Buscar indicar 03 pessoas e posteriormente o núcleo forâneo chegar até o novo eleito em comunhão com todo o grupo. Cabe lembrar que, não é necessário uma eleição para se incluir uma nova pessoa no núcleo do grupo. Cabe sim, um profundo processo de discernimento e também a comunicação com o núcleo de coordenação forâneo.
Extraído do livro: Renovação Carismática - É conhecendo que se aprende a amar... Autor: Antônio Marcos
Compadre, parabéns pelo blog, paz e bem!
ResponderExcluir